Já ouviu falar da lagarta do pinheiro?
A lagarta do pinheiro ou processionária, deve o seu nome ao facto de se movimentar em fila indiana, como uma procissão.
A presença desta praga representa uma ameaça para os pinheiros já que se alimentam das suas folhas jovens (agulhas), comprometendo o seu vigor, podendo até levar à sua morte, no caso de grandes infestações.
Para além disso, esta lagarta apresenta pelos urticantes, que liberam uma toxina capaz de causar reações alérgicas severas em pessoas e animais. Esses pelos são projetados como defesa contra predadores e, o simples contato ou até a proximidade com a lagarta pode desencadear uma série de reações alérgicas, irritações de pele, irritações oculares e dificuldades respiratórias.
Assim, o controlo eficaz desta praga é importante, quando as lagartas são detetadas nos pinheiros, especialmente no final do inverno e início da primavera, que é seu período de atividade mais intensa. Em complemento, o seu controlo pode também ser efetuado quando a praga se encontra na fase de borboleta (final da primavera e início do verão).
Para controlar esta praga, podem-se utilizar métodos ecológicos como armadilhas desenhadas em específico para o efeito, tanto para captura na fase de lagarta como para a fase de borboleta. Em caso de necessidade, pode também consultar uma empresa especialista no controlo desta praga.
Conheça mais sobre esta praga no vídeo: