Porque aparecem os caracóis com o tempo húmido e chuva?

As lesmas e os caracóis geralmente aparecem no quintal à noite ou em dias húmidos e chuvosos, pois preferem ambientes frescos e húmidos para evitar a desidratação. Os caracóis são herbívoros na maioria dos casos, alimentando-se principalmente de folhas de hortaliças (alface, couve, rúcula, repolho); plantas ornamentais, como petúnias e begónias; rebentos e plantas novas, que são mais macias e fáceis de comer; frutas e legumes, como morangos, tomates e pepinos; fungos, musgos e liquens de troncos ou pedras; matéria orgânica em decomposição e partículas do solo ricas em cálcio.

Existem várias formas de controlar estes moluscos, sendo que a aplicação de moluscicidas à base de fosfato férrico, é uma solução ecológica extremamente eficaz para este fim. O fosfato férrico é usado como um moluscicida para controlar lesmas e caracóis porque interfere no metabolismo digestivo desses moluscos.

O mecanismo de ação ocorre da seguinte forma:
1. Inibição da alimentação: Quando lesmas e caracóis ingerem iscos contendo fosfato férrico, o composto afeta seu sistema digestivo, reduzindo a sua capacidade de se alimentar.
2. Desidratação e morte: Como eles deixam de se alimentar, acabam por morrer por inanição e desidratação após alguns dias. Diferente de outros moluscicidas, eles não produzem um excesso de muco, tornando a sua ação menos perceptível.
3. Decomposição natural: Após a morte, os corpos das lesmas e caracóis geralmente se decompõem no solo, sem precisar ser removidos.

O fosfato férrico é considerado mais seguro para o meio ambiente e de uso seguro na presença de outros animais domésticos, aves e insetos benéficos, ao contrário de outros moluscicidas como o metaldeído. Por isso, ele é amplamente utilizado em agricultura biológica.

Para além disso a substância ativa fosfato férrico fica presente no ambiente, e tanto o ferro como o fosfato são nutrientes necessários ao crescimento das plantas.

Dê preferência, sempre que possível, a soluções mais seguras e naturais.

Conheça a solução

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *