Como podemos controlar as baratas?
As baratas são provenientes de ambientes quentes e húmidos, ricos em matéria orgânica, como florestas tropicais. Ao longo dos tempos estas foram-se adaptando para sobreviver em diversos habitats, estando hoje em dia presentes nas áreas urbanas, onde vivem geralmente nos esgotos ou lixeiras, pois esses ambientes oferecem as condições ideais para a sua sobrevivência e reprodução.
Para o interior de casa, as baratas são atraídas por restos de comida, águas paradas e abrigos escuros, costumado esconder-se em fendas, ranhuras, esgotos, sistemas de ventilação, caixas de eletricidade, motores de eletrodomésticos e condutas.
Algumas espécies, como a barata-americana e a barata-alemã, são as mais comuns em áreas urbanas, podendo a sua presença constituir um risco para a saúde humana e para a higiene do ambiente.
Estes insetos são conhecidos por transmitir doenças e causar outros problemas, como alergias e contaminação de alimentos.
Por tudo isto, o controlo das baratas é importante em casa e deve envolver a utilização de medidas preventivas como a limpeza, arrumação, eliminação de abrigos e lixos e a proteção de fontes de alimento.
Para além destas medidas, a utilização de armadilhas de captura e monitorização, géis inseticidas e a aplicação de inseticidas liquido ou em pó, são ferramentas indispensáveis para um controlo eficaz desta praga.
Conheça melhor as nossas soluções para o controlo desta praga: