Que ameaça traz a vespa asiática?

A vespa asiática (Vespa velutina) é uma espécie de vespa com origem no do sudeste da Ásia e que se tornou uma praga invasora em várias partes do mundo, incluindo a Europa.

A vespa asiática é uma espécie carnívora e predadora da vespa europeia (ou vespa crabro) e da abelha europeia (Apis mellifera). Instala-se sobretudo em áreas urbanas e periurbanas e representa uma ameaça à sustentabilidade da apicultura nacional, com eventuais consequências na produção de mel e na produção agrícola.

Contudo, esta espécie também pode apresentar alguns riscos para a população.

As vespas velutinas não são particularmente mais perigosas para o ser humano do que outras espécies, como as vespas europeias.
Mas há que considerar certos aspetos da espécie velutina que justificam o número elevado de reações alérgicas.  Esta espécie pode ser muito perigosa em caso de picadas repetidas ou quando as pessoas envolvidas são alérgicas ao seu veneno, o que pode levar a sintomas graves e, no pior dos casos, a um choque anafilático.

As principais formas de controlo deste inseto incluem:
– Identificação e Remoção de Ninhos:
Os ninhos devem ser localizados e removidos por profissionais especializados ou pela proteção civil, geralmente no final do inverno ou início da primavera, quando as vespas ainda são poucas.
– Colocação de Armadilhas de Captura:
Armadilhas seletivas podem ser usadas para capturar rainhas fundadoras na primavera, reduzindo a formação de novas colónias.

Em caso de alerta ou emergência contacte sempre as autoridades para apoio no controlo da vespa asiática.

Conheça alguns dos produtos que o poderão ajudar a controlar esta praga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *