Sabia que os javalis são considerados uma praga em Portugal?

O aumento inusitado das populações de javalis em Portugal será uma consequência direta dos incêndios florestais que, em 2017, dizimaram milhares de hectares de áreas arborizadas no centro do país e em Trás-os-Montes, e do surto pandémico da covid-19, segundo os especialistas. Estes dois fenómenos, um a seguir ao outro, encaminharam milhares de javalis para zonas urbanas e até praias do litoral (Arrábida), em busca de alimento que deixaram de ter no seu habitat natural. Estes animais cuja população ao certo se desconhece, mas que se estima poder rondar os 400.000 exemplares, são considerados uma praga principalmente devido ao seu impacto ambiental, económico, saúde pública e até social.

Danos na Agricultura

Os javalis são animais omnívoros e, alimentam-se de uma grande variedade de plantas, raízes e sementes, incluindo culturas agrícolas. Eles destroem plantações de milho, trigo, arroz, hortas entre outros, o que originam prejuízos económicos significativos para os agricultores. O seu comportamento de escavar o solo em busca de alimentos também danifica a terra, dificultando o uso agrícola da mesma

Impacto no Ecossistema

Os javalis, especialmente em áreas onde não são nativos, podem causar grandes desequilíbrios ecológicos. Ao revirarem o solo, eles destroem a vegetação espontânea, o que afeta outras espécies que dependem dela. Além disso, os javalis competem com outros animais por alimentos e espaço e, em alguns casos até caçam pequenos animais, reduzindo a biodiversidade.

Saúde Pública

Os javalis são potenciais portadores de várias doenças que podem ser transmitidas tanto a outros animais como aos seres humanos. Doenças como a peste suína africana, a leptospirose e a brucelose são exemplos de patógenos que podem disseminar-se rapidamente em áreas onde existe um elevada densidade de javalis.

Danos em Infraestruturas

Além de causar problemas ambientais, os javalis em busca de alimentos, podem destruir cercas, pequenos muros e, até causar acidentes de trânsito.

Invasão de Áreas Urbanas

Em algumas regiões, como áreas rurais próximas a cidades, os javalis têm invadido espaços urbanos, podendo danificar infraestruturas e aumentar o risco de acidentes rodoviários, principalmente em estradas, e de interação perigosa com seres humanos e animais domésticos.

 

Devido todos estes fatores, o controle da população de javalis é um desafio atual e constante, envolvendo práticas como caça controlada, cercas de proteção,  monitorização de áreas afetadas e, uso de repelentes para os afastar das áreas que queremos proteger.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *