Outono: entenda porque deve controlar os roedores em especial nesta época
Iniciado o período de chuvas, os roedores podem tornar-se um problema no interior das habitações, armazéns e garagens, pois quando chove muito, os esconderijos naturais dos ratos, como buracos no solo e tocas, ficam inundados. Isso faz com que eles saiam em busca de novos abrigos, o que pode levá-los a aproximarem-se das áreas urbanas e invadirem casas, prédios e estabelecimentos comerciais, em busca de abrigo e alimento.
Por outro lado, as chuvas aumentam a disponibilidade de certos tipos de alimentos, como restos de alimentos expostos em áreas urbanas e resíduos orgânicos, que se tornam ainda mais atrativos para os roedores. Isto também permite que eles se reproduzam mais rapidamente, aumentando dessa forma a sua população.
Com a água acumulada e as de condições humidade, aumenta também a disseminação de algumas doenças transmitidas pelos roedores, como a leptospirose, provocada por uma bactéria transmitida pela urina dos ratos. Em áreas inundadas, a bactéria pode se espalhar mais facilmente, representando um risco grande para a saúde pública.
Esses fatores, fazem com que o período de chuvas seja um momento crítico para o controle de roedores, sendo importante intensificar as ações de prevenção, como vedação de pontos de entrada, eliminação de resíduos, materiais acumulados e limpeza dos espaços; em complemento, utilizar armadilhas e telas de cola para monitorização e captura, bem como utilizar rodenticidas que permitam o controlo desta praga, de uma forma rápida e eficaz.
Conheça as nossas soluções para o controlo de roedores: